6º Festival Contemporâneo COMPOSITORES

"a música em seu tempo"

Januibe Tejera

Januibe Tejera
Januibe Tejera

Natural de Salvador, Januibe Tejera começou seu trabalho de forma autidata autodidata. Após um encontro em 1999 com compositor Flávio Oliveira, muda-se para Porto Alegre para estudar com mesmo. É nesta cidade que pode encontrar com personalidades fundamentais para sua formação artística tais como Dirce Knijnik, Manfredo Schmiedt, Ricardo Mitidieri, Nelson de Magalhães, além de próprio Flávio Oliveira de quem foi aluno de 2001 a 2005 (Composição e Análise).

A partir de 2001, seu trabalho começa a circular nos principais eventos do Brasil, em festivais como Música Nova, Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Festival de Londrina, Curitiba, Campos do Jordão; e mais recentement em grandes centros europeos –Royaumont, City of London, Darmstadt.

Como estímulo a seu trabalho, sua trajetória vem sendo reconhecido em diversas ocasiões através de prêmio e bolsas de diversas fundações internacionais, tais como:

Prêmio  da XV Bienal de Música Contemporânea Brasileira, 2º prêmio do Concurso de Composição Michel Debost, Bolsa da Fundation Nadia e Lili Boulanger,  Bolsa  do Fond Brizard,  prêmio du Concurso Franz Liszt (Weimar), entre outros.

Em 2004, ciente da carência de espaços para a música atual no cenário brasileiro, ele funda o Festival Contemporâneo, evento que vem rapidamente se juntar aos principais festivais do gênero no país, transformando em um marco da região Sul do Brasil.

Atualmente, Januibe Tejera mora em Paris, onde segue formação no Conservatório Nacional Superior de Paris na classe de Gérard Pesson. Para a temporada 2009-2010 estão previstas estréias de obras com Ensemble Modern (Weimar), Ensemble Multilatérale (Paris) e uma encomenda de obra do Governo Françês à ser estreiada pelo Arditti Quartett (Darmstadt).

Paralelamente, ele continua atuando como diretor artístico do Festival Contemporâneo.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: